Criar tema filho para o Moodle

Compartilhamento Moodle

Prezados(as),

Hoje estou aqui para divulgar um excelente post escrito pela grande Gisele Rodrigues Brugger, que é extremamente ativa na comunidade do Moodle, acerca de um passo a passo de como criar um tema filho para o Moodle a partir de um tema chamado Fordson.

Há diversas vantagens em criar um tema filho, mas a que destaco é que o Moodle permite utilizar temas por categorias e/ou cursos, ou seja, na prática é possível, por exemplo, utilizar um ambiente único onde em cada categoria será definido como uma filial de uma instituição de ensino e terá uma aparência específica. Ou também, em cada curso criado terá uma aparência/cores especificas, porém sem perder a estrutura padrão do tema pai.

O diferencial deste post que além de apresentar de forma clara o que deve ser feito para criar um tema filho a partir das substituições de strings necessárias para tal procedimento, é apresentado uma forma de incluir e exibir uma logo por tema filho criado.

E para finalizar, logicamente realizei este procedimento que funcionou perfeitamente, porém no meu caso para ficar mais fácil, invés de usar o NetBeans para substituir as strings em todos os arquivos desse tema como a Gisele informou, eu utilizei o Notepad++ para realizar tais substituições, conforme orientações desse outro post: “Como encontrar e substituir palavras em vários arquivos”.

Para saber como realizar tal procedimento, clique no link a seguir: https://ginux.online/criar-tema-filho-para-o-moodle/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *