Indicando Filmes – A Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Educação a Distância Séries

Neste post da série Indicando Filmes, irei indicar o filme “A Sociedade dos Poetas Mortos“, que contém a seguinte sinopse:

Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a “Sociedade dos Poetas Mortos”.

Trailer:

Reflexões:

Este filme clássico é obrigatório para qualquer professor de qualquer area, pois é extremamente empolgante e inspirador, além de apresentar o potencial transformador que um profissional da educação pode fazer na vida dos alunos, por meio do desenvolvimento de uma visão crítica de nossa realidade.

É muito interessante no filme o contraste apresentado entre a metodologia inovadora de ensino do Prof. John Keating (Robin Williams) e os demais professores que possui uma metodologia tradicional e arcaico.

Dessa forma, em termos de educação e docência, esse filme nos faz refletir sobre o nosso papel enquanto professores na sociedade e como queremos contribuir para a formação dos nossos alunos. Além disso, para que possamos contribuir com essa transformação, devemos sempre refletir sobre nossa prática didática.

Onde assistir

Na data da publicação deste post, este filme pode ser visto nos seguintes serviços de streaming:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *