Como receber e-mails automáticos contendo textos acadêmicos atualizados de sua area de atuação com o Google Acadêmico?

Sites Tecnologia Educacional zGerais

Prezados(as),

Neste post vou apresentar um recurso do Google Acadêmico bastante útil para receber e-mails automáticos contendo textos acadêmicos atualizados de sua area de atuação ou interesse. Este recurso são os Alertas do Google Acadêmico.

Para isso, vou apresentar o passo a passo de como configurar e cria-los.

Passo 1: Acessar o Google Acadêmico

Primeiramente, deve acessar o seguinte endereço do Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br/

Passo 2: Realizar pesquisa de algum termo

Digite o(s) termo(s)/palavra(s) chave no campo de busca para que seja apresentado os resultados. Além disso, é possível realizar uma filtragem (classificar por data, por idioma, por período) dos resultados apresentados a partir das opções apresentadas do lado esquerdo da tela, conforme figura abaixo:

Passo 3: Clicar em “Criar alerta” e realizar as devidas configurações

Após realizar o passo acima, clique na opção “Criar alerta” para que seja direcionado para a tela de configurações, conforme imagem abaixo:

Nesta tela, você pode filtrar a quantidade de resultados que serão enviados por e-mail, além de qual e-mail irá recebe-los. Para finalizar, clique no botão vermelho CRIAR ALERTA, e em seguida apresenta a tela de confirmação:

Normalmente o Google envia e-mail a cada 2 dias contendo os textos acadêmicos baseados no(s) termo(s)/palavra(s) chave pesquisados, conforme exemplo abaixo:

Além disso, caso você tenha alguma conta do Google, é possível consultar e cancelar os alertas criados além de criar novos, clicando no botão contendo 3 linhas ao lado da logo do Google Acadêmico e em seguida na opção Alertas, conforme figura abaixo:

Realizando esses passos simples, é possível então receber e-mails automáticos contendo textos acadêmicos atualizados de sua area de atuação.

Espero ter contribuído de alguma forma e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *