O futuro da EaD

Educação a Distância Textos Acadêmicos

Bom dia a todos, estou aqui hoje para divulgar uma série de 3 posts com três excelentes pequenos textos sobre Educação a Distância, escritos pela Professora Ms. Adriana de Lanna Malta Tredezini, que foi responsável pelo meu despertar em Tecnologia Educacional e Pesquisas Acadêmicas, sou muito grato e a considero como minha segunda mãe.

Confiram o terceiro texto abaixo:

O futuro da EaD

A modalidade de ensino “educação a distância” está fortemente ligada à rapidez com que informações novas são produzidas em uma sociedade em que o conhecimento se faz primordial para a inserção e manutenção do indivíduo no mercado de trabalho. O ensino presencial pode resolver em parte essa necessidade de constante atualização do trabalhador, mas há aqueles que precisam aprender sem a rigidez de horários, por falta de tempo e, ainda, aqueles que por questões geográficas não têm acesso a uma instituição de ensino. São esses, por excelência, que fazem ou farão uso da educação a distância para se formar.

Porém, pode-se perceber a necessidade de qualificações específicas tanto para quem busca a EaD como aluno, quanto para aqueles que se dispõem a oferecer essa modalidade de ensino. O aluno de EaD têm que ter uma competência em leitura e escrita muito grande, uma vez que, seja através de material impresso ou disponibilizado online, os textos sempre terão preponderância sobre qualquer outra forma de aprendizagem. É o próprio aluno que traça seu caminho de leituras para o conhecimento. Ele deixa de ser um aluno passivo e passa a ser um aluno ativo.

A educação a distância também traz no seu bojo a mudança do papel do professor, daquele que transmite informações, para aquele que ensina e também aprende, em uma troca contínua com seus alunos. Ele aprenderá a tirar das novas tecnologias os recursos para uma aula criativa e motivadora. Essas mudanças acarretarão ainda muitas transformações na sala de aula presencial.

No futuro, não haverá diferenças significativas entre ensino presencial e a distância, colocando-se as duas modalidades a serviço de uma educação de qualidade.

Autora: Adriana de Lanna Malta Tredezini

Sobre a autora:

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (1981) e Mestrado em Educação Magistério Superior pelo Centro Universitário do Triângulo (2001). Atualmente é professor assistente nível II do Centro Universitário de Patos de Minas, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia aplicada à educação, educação a distância, ambientes virtuais de aprendizagem.


É isso pessoal, espero que tenham gostado o texto da Prof. Ms. Adriana de Lanna Malta Tredezini e fiquem a vontade para fazer seus comentários e considerações.

Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *