Mediação e mediatização em EaD

Educação a Distância Textos Acadêmicos

Bom dia a todos, estou aqui hoje para divulgar uma série de 3 posts com três excelentes pequenos textos sobre Educação a Distância, escritos pela Professora Ms. Adriana de Lanna Malta Tredezini, que foi responsável pelo meu despertar em Tecnologia Educacional e Pesquisas Acadêmicas, sou muito grato e a considero como minha segunda mãe.

Confiram o segundo texto abaixo:

Mediação e mediatização em EaD

A mudança do paradigma da educação para uma sociedade aprendente trouxe em seu bojo a criação do sujeito tecnológico ou midiático. Essa mudança altera a relação entre professor e aluno para uma relação muito mais interativa. O conhecimento foi bastante democratizado, mas ainda há que se discutir a questão do acesso às novas tecnologias, que são essenciais nesse novo modelo, mas que ainda é bastante restrito. Nesse novo paradigma, o professor passa a ter um papel muito mais de mediador do conhecimento que de detentor do conhecimento.

Em EaD, essas mudanças são mais patentes. Muda a mediação, que é a ação do professor no processo de ensino-aprendizagem e, também, a mediatização, que é a utilização das tecnologias para a transmissão de conteúdos.

Nesse momento, é importante que se discuta a competência do professor para mediar/mediatizar o ensino-aprendizagem e, também, a competência do aluno para a autonomia requerida para o aprender nessa modalidade.

A comunicação entre professor e aluno pode ser efetivada por mídias diversas: TV, vídeo, computador ou material impresso. Mas todas elas exigem planejamento e execução com o objetivo de transformar conteúdos em unidades de sentido para o aluno. E para que isso se concretize é necessário saber ler, saber escrever. É preciso ter consciência de que o sentido do texto não está no próprio texto, mas na cabeça de quem escreve ou lê o texto.

Para a comunicação acontecer de forma dinâmica e cíclica, é necessário que o emissor seja também receptor e que o receptor seja emissor. Esse é o ideal a ser atingido em um modelo em que os atores do processo ensino-aprendizagem constroem juntos, na alternância de papéis, o conhecimento. É a comunicação não hierarquizada entre os sujeitos da aprendizagem (modelo complexo de comunicação) na qual se baseiam as comunidades colaborativas de aprendizagem.

Ao se comunicar com o aluno durante o processo ensino-aprendizagem, o professor tem uma intenção, que é levar o aluno a produzir um determinado conhecimento. E para que isso ocorra, é importante que não haja problemas de comunicação, que o código utilizado pelo professor seja compreendido pelo aluno. Daí a o cuidado ao se elaborar o material para EaD.

A escolha do processo de comunicação deve levar em conta a percepção que o aluno tem do conteúdo a ser trabalhado, a expectativa dele em relação à disciplina ou ao curso e, também, o seu envolvimento com a matéria, porque a motivação para aprender vem da forma como a comunicação ocorre dentro do curso.

Autora: Adriana de Lanna Malta Tredezini

Sobre a autora:

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (1981) e Mestrado em Educação Magistério Superior pelo Centro Universitário do Triângulo (2001). Atualmente é professor assistente nível II do Centro Universitário de Patos de Minas, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia aplicada à educação, educação a distância, ambientes virtuais de aprendizagem.


É isso pessoal, espero que tenham gostado o texto da Prof. Ms. Adriana de Lanna Malta Tredezini e fiquem a vontade para fazer seus comentários e considerações.

Abraços

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