Creative Commons

Software Livre

Boa noite pessoal, caso vocês talvez tenham visto, o meu blog está sob a licença “Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0”, legal né.

Mas talvez alguns de vocês perguntem, mas e ai? isso é de comer ou de passar no cabelo? Isso é bom ou ruim?

Eu respondo, não é de comer e nem de passar no cabelo e é muito bom. Dessa forma o post de hoje vou apresentar para os leitores do blog o Creative Commons através de um empréstimo de uma pequena história em quadrinhos, um vídeo e um pequeno texto os quais não vou ter problema de direitos autorais, e vocês saberão o porque daqui a pouco, rsrs.

Primeiramente lêem a história em quadrinhos do Nerdson abaixo que explica o que é a Creative Commons.

Pronto, entenderam um pouco? Para facililtar agora abaixo tem um vídeo bem interessante que explica também o que é o Creative Commons. http://www.youtube.com/embed/izSOrOmxRgE

Agora ficou bem claro né. Agora vou utilizar da licença Creative Commons para exemplificar a sua aplicação na escola utlizando um texto de uma parceira de blog, Débora Sebriam.

Aplicações na escola:

Professores: você que é um professor autor, pode licenciar os materiais criados por você e compartilhar com seus pares de forma fácil e simples na web.

Alunos: o mesmo princípio se aplica aos excelentes trabalhos realizados pelos alunos. Podemos conversar com eles sobre esta questão do direito autoral, explicar as licenças e incentivá-los a produzir e compartilhar os seus materiais com outros estudantes e professores.

Este ano os alunos do ensino médio de meu colégio farão um e-book e também uma revista digital que serão produzidas dentro da filosofia Creative Commons. É uma excelente estratégia para que os alunos entendam melhor o direito de autor.

Eu sempre conto esta história e aí vai mais uma vez:

Outubro, alunos animados produzindo material para o trabalho coletivo e de repente…
Eu: esta imagem é de vocês?
Eles: Sim, pegamos no google!
Eu: mas quem é dono, a imagem esta licenciada?
Eles: Que dono professora? Todo mundo é dono, tá no google!

Lembrando que para publicar trabalhos de alunos menores de 18 anos é necessária a autorização de seus pais e/ou responsáveis!

Autora: Débora Sebriam
Fonte: http://deborasebriam.wordpress.com/2011/01/24/creative-commons-voce-sabe-o-que-e/

Então é isso pessoal, agora todos entenderam porque peguei emprestado a história em quadrinhos do Blog do Nerdson, o vídeo do site da Creative Commons Brasil e o pequeno exemplo da aplicação na educação da Débora Sebriam sem me preocupar. Pois é, respeitei todos as premissas da licença da Creative Commons as quais todas as três fontes citadas são licenciadas.

Dessa maneira, todos os leitores do meu blog podem utilizar meus posts e utilizá-los da melhor maneira possível sem ter necessidade de me pedir autorização, apenas tem que lembrar que dá os meus devidos créditos e não utilizar para fim comercial.

Espero que a partir de agora, todos os leitores do meu blog comecem a utilizar na prática as licenças da Creative Commons em seus trabalhos, e que multipliquem essa idéia, pois a liberdade do conhecimento e o trabalho colaborativo é o melhor caminho para evoluímos e assim tornar o mundo um lugar melhor.

Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *