Neste post da série Indicando Filmes, irei indicar o filme “Como Estrelas na Terra“, que contém a seguinte sinopse:
O jovem Ishaan tem muita dificuldade para se concentrar nos estudos, e mal consegue escrever o alfabeto. Depois de diversas reclamações da escola, o pai, que acredita que Ishaan não faz as tarefas por falta de compromisso, decide levá-lo a um internato, o que leva o menino a entrar em depressão. Mas, um professor substituto de artes, Nikumbh, logo percebe o problema de Ishaan, e entra em ação com seu plano para devolver a ele a vontade de aprender e, sobretudo, viver.
Trailer:
Reflexões:
Assisti esse filme belíssimo e emocionante pela primeira vez na disciplina de “Educação Inclusiva” na pós-graduação em Gestão Escolar que fiz em 2010 e ele me impactou demais, principalmente pelo fato na época estar desenvolvendo uma pesquisa de tecnologia educacional na APAE em Patos de Minas.
Este filme é obrigatório para todo professor e pais pois é uma lição perfeita como os professores e escola podem impactar positivamente na vida dos alunos, principalmente no âmbito de Educação Inclusiva que é o tema central dele.
Além disso, em termos didáticos, é muito interessante as abordagens que o Professor Nikumbh faz para desenvolver a leitura e escrita de Ishaan que tem dislexia.
Para finalizar, coloco a mensagem final do filme:
“Agradecemos a todas as crianças, pais e professores, que compartilharam suas vidas conosco e abriram janelas para vermos com clareza”.
Onde assistir
Na data da publicação deste post, este filme pode ser visto nos seguintes serviços de streaming: