Boa noite a todos, no terceiro post da série “Educação nas Nuvens”, irei falar do Netvibes (que conheci através da leitura do livro “Second Life e Web 2.0 na Educação“), apresentar seu potencial pedagógico e por final colocar algumas fontes para pesquisa aos interessados. Depois em outros posts, irei criar alguns planos de aula referentes ao Livemocha e de que forma pode ser aplicado em sala de aula detalhadamente.
Definição e Apresentação
Hoje em dia, a internet está crescendo em uma velocidade desenfreada e consequentemente o acúmulo de informações e recursos/serviços, tais como, redes sociais, vídeos online, e-mails, sites de notícias, rss/feeds entre outros, acabam que nos ocupam muito tempo e nos deixam confusos devido a necessidade de abrir várias janelas para utilizá-los. Para resolver esse problema bastante comum na internet, foi criado o Netvibes.
O Netvibes que foi desenvolvido em 2005 pelos Tariq Krim and Florent Frémont, pode ser considerado um desktop online gratuito, mashup ou um portal individual personalizável que possibilita a importação de vários serviços da internet para só uma página, conforme apresentado na tela abaixo:
Netvibes foi desenvolvido baseado em Ajax (tecnologia utilizada em sites na qual a página “não é carregada” para ser atualizada). Sua estrutura é organizada em abas que com cada guia contém módulos definidos pelo usuário.
Desenvolvido em módulos, o Netvibes inclui leitor de RSS, previsão do tempo local, calendário, fichas, notas, listas de afazeres, pesquisas, redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin), o suporte para e-mail, POP3 IMAP4, bem como vários provedores de webmail como Gmail, Yahoo Mail, Hotmail, fotos do Flickr, suporte podcast com construído em um leitor de áudio, e vários outros.
Além disso, a página de cada usuário no Netvibes pode ser personalizada através do uso de temas existentes ou pela criação de tema pessoal, abas personalizadas, feeds e os módulos podem ser compartilhados para outras pessoas.
Confira abaixo um vídeo de apresentação do Netvibes: http://www.youtube.com/embed/9C8ByL5Pv9o
Potencial Pedagógico
Pronto, agora que foi feita uma breve descrição sobre o Netvibes, será apresentado o potencial pedagógico da ferramenta. Ela pode ser utilizada mais no sentido de aprendizado de organização tanto dos alunos quanto dos professores. Além disso, os professores podem utilizar o Netvibes para centralização de posts de blogs educacionais, sites de notícias para auxiliá-los em pesquisas para a elaboração de aulas e para sua formação continuada. Ainda há outras inúmeras possibilidades de aplicação do Netvibes na educação. Aproveitando e convido a todos os leitores do blog a fazerem outras sugestões através do comentário.
Fontes para Pesquisa
Para quem tiver um maior interesse nessa ferramenta, coloquei abaixo alguns links que vão ajudar-los a começar a mexer no Netvibes e também estou a disposição a ajudar, tirar dúvida ou trocar idéias sobre o mesmo.
- Site oficial do Netvibes: http://www.netvibes.com/
- Netvibes no Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netvibes
- Google (A melhor fonte para pesquisa do mundo): http://www.google.com.br/
É isso, espero que todos tenham gostado do terceiro post da série “Educação nas Nuvens” e por favor, fiquem a vontade para dar sugestões de melhorias dos posts pois estou aprendendo e espero ter feedback de vocês.
Abraços