Professor Pinguim – GIMP

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Boa tarde a todos, o segundo post da série “Professor Pinguim”, irei falar do GIMP, apresentar seu potencial pedagógico e por final colocar algumas fontes para pesquisa aos interessados. Depois em outros posts, irei criar alguns planos de aula referentes ao GIMP e de que forma pode ser aplicado em sala de aula detalhadamente.

Definição e Apresentação

GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um programa de código aberto (software livre) voltado principalmente para criação e edição de imagens (pode ser considerado um alternativa livre para o Adobe Photoshop), e em menor escala também para desenho vetorial, semelhante ao Inkscape, o qual farei um post específico para ele depois.

Assim como o Audacity, o GIMP é disponibilizado em múltiplas plataformas (Sistemas operacionais como Distribuições GNU/Linux, Mac OS e Microsoft Windows) , suporte e o preço:  gratuito.

O projeto do GIMP foi criado em 1995 por Spencer Kimball e Peter Mattis, quando desenvolveram o mesmo como um projeto para a faculdade. Atualmente, ele é mantido por um grupo de voluntários do mundo inteiro da comunidade software livre e licenciado sob a GNU General Public License.

Sua interface gráfica é intuitiva e sua curva de aprendizagem é curta ou rápida, além de possuir um versão em Português. Abaixo temos a imagem da tela principal do GIMP.

O GIMP possui os recursos para ser utilizado na criação ou manipulação de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos, logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando camadas, remover partes indesejadas e converter arquivos entre diferentes formatos de imagem digital.

Assim como o uso interativo, o GIMP pode ser manipulado através de scripts. Existe suporte a Scheme (ScriptFu), Perl, Python, Tcl, Ruby, e programas capazes de executar comandos UNIX. Isso permite, por exemplo, produzir imagens para uma página web utilizando scripts CGI, ou realizar edições automáticas (redimensionamento ou inserção de marca d’agua) de imagens em lote.

O formato de arquivo nativo do GIMP é o XCF, que conta com suporte a camadas. Também é possível editar imagens nos formatos SVG, Ico, BMP, PSD, GIF, JPG, PNG, TIF e diversos outros.

Potencial Pedagógico

Pronto, agora que foi feita uma breve explicação sobre o GIMP, será apresentado o potencial pedagógico do software. Ele pode ser utilizado em diversas atividades e disciplinas que vá incentivar principalmente a criatividade,  desenvolvimento a coordenação motora dos professores e alunos, por exemplo:

  • Artes e projetos interdisciplinares
    • Criação de cartazes, flyers, panfletos que podem ser utilizados para apresentar atividades da escola para a sociedade e desse modo irá incentivar essa união que é muito importante.
    • Desenvolvimento de atividades de artes, podendo trabalhar até conceitos de técnicas de pintura atráves do software.
    • Criar oficinas virtuais de colagem devido ao recurso de camadas do software.
    • Utilizar o software como ferramenta integradora de atividades interdisciplinares utilizando periféricos de computador, por exemplo, a mesa digitalizadora. (Desenvolvi uma pesquisa nesse sentido há quase dois anos, a qual já escrevi um post falando dela, para maiores informações, clique aqui).
  • História
    • Fazer adaptações de pinturas históricas que já estejam em domínio público, podendo até criar versões personalizadas.
  • Português e Literatura
    • Criar histórias em quadrinho utilizando o software.

Ainda há outras inúmeras possibilidades de aplicação do GIMP na educação. Aproveitando e convido a todos os leitores do blog a fazerem outras sugestões atráves do comentário.

Para finalizar essa parte, além da potencial pedagógico do GIMP, também ele pode ser utilizando com uma excelente ferramenta de inclusão digital utilizando software livre, pois o software normalmente vem já instalado em várias Distribuições GNU/Linux, de fácil manipulação e sua utilização é bastante atrativa.

Fontes para pesquisa

Para quem tiver um maior interesse nesse software, coloquei abaixo alguns links que vão ajudar-los a começar a mexer no GIMP e também estou a disposição a ajudar, tirar dúvida ou trocar idéias sobre o mesmo.

É isso, espero que todos tenham gostado do segundo post da série “Professor Pinguim e por favor, todos fiquem a vontade para dar sugestões de melhorias dos posts pois estou aprendendo e espero ter feedback de vocês.

Abraços

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