Bom tarde a todos, vou começar a série “Professor Pinguim” falando do Audacity, apresentar seu potencial pedagógico e por final colocar algumas fontes para pesquisa aos interessados. Depois em outros posts, irei criar alguns planos de aula referentes aos softwares livre e de que forma podem ser aplicados em sala de aula detalhadamente.
Definição e apresentação
Audacity é um software livre de edição e gravação digital de áudio, seu código fonte está sob a licença GNU General Public License (GPL).
O Audacity é muito popular entre os podcasters pela sua grande disponibilidade em múltiplas plataformas (Sistemas operacionais como Distribuições GNU/Linux, Mac OS e Microsoft Windows) , suporte e o preço: gratuito.
Sua interface gráfica é bem intuitiva e sua curva de aprendizagem é curta ou rápida, além de possuir um versão em Português. Abaixo temos a imagem da tela principal do Audacity.
O Audacity trabalha com várias extensões de arquivos de áudio, por exemplo, .ogg, .mp3, .wave entre outros, possibilitando assim uma maior interação com vários softwares de reprodução de áudio. O software também possui uma biblioteca de efeitos para dinamizar sua edição de aúdio.
Para finalizar a apresentação do Audacity, como foi tido, ele é um software multiplataforma, e sua instalação é prática e fácil nos vários Sistemas Operacionais no qual é possivel ser instalado.
Potencial Pedagógico
Pronto, agora que foi feita uma breve explicação sobre o Audacity, será apresentado o potencial pedagógico do software. Ele pode ser utilizado em diversas atividades e disciplinas que vá incentivar principalmente a criatividade dos professores e alunos, por exemplo:
- Artes e projetos interdisciplinares
- Criação de Podcasts.
- Gravação de Programas de Projetos de Rádios Escolares.
- Criar concursos de música no qual os alunos tenham que gravam suas próprias músicas e composições podendo utilizar como um fator motivador, temas como, aniversário da cidade, festa junina, independência do brasil entre outras inúmeras possibilidades.
- História
- Fazer edições de músicas históricas que já estejam em domínio público, podendo até criar versões remixadas.
- Gravar narrações de filmes mudos.
- Física
- Analisar a frequência do som na prática.
- Português e Literatura
- Musicar e gravar versões de poemas e poesias
Ainda há outras inúmeras possibilidades de aplicação do Audacity na educação. Aproveitando e convido a todos os leitores do blog a fazerem outras sugestões atráves do comentário.
Fontes para pesquisa
Para quem tiver um maior interesse nesse software, coloquei abaixo vários links que vão ajudar-los a começar a mexer no Audacity e também estou a disposição a ajudar, tirar dúvida ou trocar idéias sobre o mesmo.
- Audacity no Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Audacity
- Instalação: http://audacity.sourceforge.net/download/
- Wiki Oficial do Audacity: http://wiki.audacityteam.org/index.php?title=Brazilian_Portuguese_Information
- Tutorial do G1: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/09/aprenda-editar-audios-com-o-audacity.html
- Google (A melhor fonte para pesquisa do mundo): http://www.google.com.br/
É isso, espero que todos tenham gostado do primeiro post da série “Professor Pinguim e por favor, todos fiquem a vontade para dar sugestões de melhorias dos posts pois estou aprendendo e espero ter feedback de vocês.
Abraços