Tecnologia Educacional pode ser entendido como desenvolvimento da capacidade intelectual e moral do ser humano usando uma ciência que dissemina informação.
Na educação, o computador tem sido utilizado tanto para ensinar sobre computação (inclusão digital) quanto para ensinar praticamente sobre qualquer assunto. No ensino de computação, o computador é usado como objeto de estudo, ou seja, o aluno usa-o para adquirir conceitos computacionais, como princípios de funcionamento, noções de programação e implicações sociais do computador na sociedade.
O ensino pelo computador implica que o aluno, através da máquina, possa adquirir conceitos sobre praticamente qualquer domínio de forma mais dinâmica e interessante do que os métodos tradicionais e isso é normalmente feito por algum software ou tecnologia que deve ser auxiliado pelo professor, o qual tem um papel de suma importância nesse processo.
Um detalhe que acho muito importante que tem que ser esclarecido em relação a Tecnologia Educacional, é que muitos profissionais da educação tem um certo medo ou preconceito de utiliza-lá pensando que a própria tecnologia está ali para substitui-lo. É pelo contrário, um professor jamais será substituido por qualquer tecnologia educacional, ela está ali para ser utilizada como uma ferramenta, como um quadro negro, porém com recursos bastante dinâmicos que tornam as aulas mais interessantes, ainda mais que os alunos de hoje em dia mostram cada vez mais interessada no uso dessas tecnologias, pois a nova era é digital.